Casa Belas Clube Campo

Planta de localização

Planta Piso 0

Planta Piso 1

Maqueta

Description

Autores: Inês Cortesão | Célia Faria

_
Moradia de tipologia T5, composta por Cave, Piso 0 e Piso 1, com cobertura de uma água em telha plana.
A fachada principal da moradia está orientada a sudoeste, embora a imagem da casa seja na verdade a que se vira a sul. Situação que é enfatizada pelo desenho da varanda do piso 1, pretende-se que este momento se relacione com a vista do mar.
Esta fachada (sudoeste/sul) é a que apresenta uma área de envidraçados, protegidos em todo o perímetro por uma pala resultante do pavimento do piso 1 e culmina numa zona alpendrada exterior. É a fachada que possui maior relação visual e espacial com acesso ao jardim e a área de piscina/espelho de água e zona de estar exterior.
A fachada tardoz, orientada maioritariamente a noroeste, é consideravelmente mais encerrada, dispondo de um jardim exterior protegido e zonas de relvado.
Toda a moradia se organiza em dois eixos visuais e espaciais predominantes. Um primeiro eixo poente/nascente: entramos pela porta principal a poente e percorremos os diferentes espaços até ao jardim a nascente; e um outro eixo norte/sul, que faz a ligação entre as duas áreas ajardinadas: a norte um jardim protegido, com espelho de água e, a sul, a zona de piscina e plataforma de estar com deck, onde se pretende criar uma continuidade do interior da moradia para os espaços exteriores existentes, e onde acontecem as salas de estar, jantar e cozinha. Estas áreas da casa terão assim, uma relação privilegiada e enquadramentos com a paisagem e jardins criados.

-

Informação Técnica
Engenheiro Estrutural: Luís Faria
Colaboração: Marco dos Santos, Liliana Nóbrega
Área de Intervenção: 1100m2
Cliente: António Carlos Clemente | Rita Santos Clemente
Datas: 2014 – …
Fotografia: Bica Arquitectos

Type

Construção | Belas Clube Campo – Sintra